Tipos de plantas para quartos que ajudam a relaxar
O quarto é o cômodo oficial do relaxamento. E para trazer ainda mais aconchego para esse ambiente, separamos algumas espécies de flores e plantas que podem te ajudar a relaxar e renovar as energias, além de se adaptarem muito bem ao local.
Aloe Vera
Não pode faltar em casa. É uma planta conhecida por seus diversos benefícios na beleza e na saúde, como seus efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti-inflamatórios. No quarto, ajuda a purificar o ar do ambiente e neutraliza algumas substâncias. Pode ser cultivada também em qualquer outro ambiente da casa pois é uma espécie bem fácil de cuidar, precisando apenas de bastante luz e terra levemente seca.
Lavanda
Ou alfazema como é conhecida, além de chamar a atenção pela beleza de sua cor também possui efeito calmante e é ótima para ajudar a relaxar, por isso, ideal para quartos. Suas propriedades mais conhecidas são acalmar, estimular, cicatrizar e até desinfetar. O óleo essencial de lavanda, por exemplo é um dos mais conhecidos e utilizados, sendo indicado até para uso em bebês. Sobre cuidados, precisa de um pouco de atenção, pois necessita de rega diária e gosta de luz direta do sol.
Jasmin
Outra flor linda e delicada de efeito calmante que auxilia o sono. Não gosta de luz e calor e por isso no verão é preciso regá-la diariamente. Em dias mais frios, apenas uma vez por semana é o bastante.
Bambu Palmeira
A queridinha dos que sofrem com rinite e problemas respiratórios. Isso porque, ao ser colocada no ambiente, ela atua como um umidificador de ar. Ela gosta de terra bem úmida e contato direto com a luz do sol, portanto, aposte em uma localização próxima às janelas.
Plantas fáceis de cuidar e que se adaptam em ambientes com bastante luz
Suculentas
São as plantas da moda que trazem charme para o ambiente em que estão e não necessitam de muitos cuidados. Consomem pouco oxigênio e trazem beleza e encanto. As menores ficam lindas na decoração de mesas, balcões e penteadeiras enquanto as maiores podem ser plantadas em recipientes de chão, penduradas em vasos suspensos e se dão bem até em lavanderias. Gostam bastante de luz mas não tanto de água.
Palmeiras Rafia
Para quem gosta de significados, a Rafia é um prato cheio, pois é vista como uma planta que traz sucesso e riqueza. Por isso, é muito utilizada em residências e também em escritórios, além de se adaptar muito bem ao ambiente interno e ajudar a purificar o ar. Gosta de meia-sombra e locais bem iluminados. A rega deve ser ao menos uma vez por semana e adora água fresca borrifada nas folhas.
Cactos
São ótimas opções para quem passa muito tempo fora de casa, uma vez que os únicos cuidados que precisam são ficarem expostos ao sol e serem regados com pouca quantidade de água, além de serem encontrados em diversas espécies e variações belíssimas.
Espada de São Jorge
Também conhecida como espada de Ogum, além de linda possui um significado místico pois é considerada a planta da prosperidade e da proteção e geralmente colocada na entrada da residência e se adapta tanto na sombra quanto no sol. No verão a rega pode ser feita uma vez por semana e no inverno a cada dez dias.
Samambaias
São aquela espécie clássica das plantas para se ter dentro de casa, com volume perfeitos para decoração de salas e quartos. São muito utilizadas em vasos suspensos ou em estantes e prateleiras. Gostam de terra úmida e claridade, mas não de luz direta.
Costela-de-Adão
Grandes, estilosas e imponentes, essa espécie impacta em qualquer decoração. Gosta de ambientes fechados, luz indireta e ventilação.
Em busca do vaso perfeito.
Os vasos também deixam de ser apenas objetos e podem se tornar verdadeiros protagonistas na hora de decorar. Existem hoje no mercado os mais variados estilos, de rústicos a estilosos e com opções para todos os bolsos. A dica aqui é garimpar lojas, e-commerces e brechós em busca do vaso perfeito e, caso não encontre, que tal tentar um DIY (do it yourself - faça você mesmo)? Lembre-se de verificar o tamanho da planta e considerar o quanto ela vai crescer antes de definir o tamanho do recipiente.
Plantas artificiais – vale a pena investir?
Bananeira artificial (Foto: Divulgação) / Plantas de feltro (Foto: Divulgação)
Antigamente consideradas “cafonas”, as plantas artificiais estão mudando essa imagem negativa e ganhando espaço no mercado da decoração de interiores. Possuem um ótimo custo-benefício com preços mais acessíveis e ainda dão aquele toque especial à casa, trazendo beleza e até mesmo um pouco de arte ao ambiente, além de serem a opção perfeita para pessoas que gostam de natureza mas “não tem o dedo verde”, pois não necessitam de nenhum cuidado. Na versão contemporânea, elas já não tentam mais reproduzir cada detalhe das reais (até porque mesmo a natureza não é 100% perfeita, tendo suas folhas em diferentes tons, mais secas ou assimétricas) e por isso têm se tornado cada vez mais semelhantes às verdadeiras. Imperfeitas ou com um toque artístico, monocromático ou coloridas, de papel ou feltro e até com estilo surrealista, as plantas artificiais ganham vida e beleza em suas infinitas variedades. Você ainda pode misturar no ambiente plantas reais e artificiais e brincar com a decoração sem ter medo de errar.